quarta-feira, 23 de abril de 2014

POLITICA - Luizianne quer o apoio de Lula para definir os rumos do PT no Ceará

Para priorizar a estratégia eleitoral no Ceará com vistas à reeleição da presidente Dilma Rousseff, a ex-prefeita Luizianne Lins (PT) irá procurar o ex-presidente Lula para questionar “objetivamente” quais são os rumos do PT em relação à sucessão estadual. O encontro ainda não
tem data definida, mas deve acontecer em São Paulo, segundo informou o vereador Ronivaldo Maia (PT), aliado da petista na defesa da candidatura própria do partido ao Governo.
Segundo ressaltou, o ambiente de disputa entre os aliados não propicia um bom cenário para a candidatura de Dilma Rousseff. O vereador admite que o impasse entre o senador Eunício Oliveira (PMDB) e o governador Cid Gomes (Pros) preocupa os petistas, apesar dos discursos de união proferidos por outras alianças. Por isso, defende que o PT adote uma postura neutra diante do impasse. “Contrariar um dos aliados é muito perigoso, porque fará com que a candidatura de outros presidenciáveis seja fortalecida em virtude das divergências”, disse, acrescentando que nunca tinha vivenciado um cenário “tão conturbado” como o apresentado nas eleições deste ano.
O grupo liderado por Luizianne divulgou, no dia 14 de fevereiro, um manifesto em prol da candidatura própria do PT, inclusive com a ex-prefeita sendo indicada a pré-candidata ao governo. A tese contraria a intenção cúpula petista de apoiar um nome indicado pelo governador do Ceará, Cid Gomes (Pros). Mas, segundo aliados de Luizianne, é a saída mais justa para não isolar nem Pros nem PMDB, visto que Eunício Oliveira já flerta com partidos de oposição a Dilma Rousseff e, caso o peemedebista fique isolado, os petistas temem que ele busque apoio fora do arco de aliança.
Para o vereador Guilherme Sampaio (PT), a aliança ampla no Ceará seria fundamental, bem como a formação de um palanque único para Dilma com o objetivo de fazer frente à influencia dos adversários no Estado. O problema, segundo ele, é que nenhum dos atores políticos trabalha mais com essa possibilidade. Diante disso, a melhor estratégia seria rever a decisão tomada de lançar candidato ao Senado e fortalecer a tese do palanque triplo, com a candidatura própria ao governo.
Na ocasião, ele afirmou que a tese cria certa isenção do governo federal na disputa no Ceará e neutraliza as pressões politicas dos aliados, até mesmo o “flerte” de algum governista com candidaturas de oposição. Caso contrário, Eunício Oliveira poderá se sentir forçado a dialogar com a oposição, alerta o parlamentar.
TASSO
Sobre a possível candidatura do ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) ao Senado, os aliados de Luizianne Lins não teceram nenhuma crítica direta. Apenas se referiram à possibilidade do pré-candidato do PMDB, Eunício Oliveira, trabalhar para receber Tasso em sua chapa, caso não haja acordo com Cid Gomes (Pros). A aliança com o tucano daria força à sua pretensão eleitoral, tornando sua candidatura mais competitiva.
E MAIS
Vale lembrar que Tasso Jereissati e Luzianne Lins ensaiaram uma aproximação em agosto de 2012, quando, após um almoço no Paço Municipal, o ex-senador declarou ter ficado surpreso sobre como a petista era “bem informada” e tinha manifestado “excelentes equações” para os problemas da capital cearense. “Fiquei impressionado como Luizianne conhece Fortaleza”, declarou o tucano à época.



CENTRAL QUIXADÁ ONLINE
centraldenoticias@bol.com.br
gomessilveira13@gmail.com
centralquixada@gmail.com

fones(88) 34121595
         (88)  92O2683O
         (88)  986O254O
         (88)  9947 O149


POSTADA;GOMES SILVEIRA
FONTE;O ESTADO CE

Um comentário:

  1. Anônimo23.4.14

    Só votarei em candidato que apoie as reformas políticas é democratização da mídia não é o caso do PMDB de EDUARDO CUNHA-Rj É EUNICIO-ce... o pmdb é uma VERGONHA vão está no poder até a democratização do golpe de 1964 midia golpista...

    ResponderExcluir